Tuesday, July 31, 2007

SANTIFICAR O NOME – 6: diante do mundo

“Santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).

Já temos visto que a santificação do nome do Pai deve acontecer, primeiro, diante do próprio Deus. Depois, diante da igreja, os nossos irmãos do povo de Deus. Mas também nos compete santificar o nome do Pai diante do mundo incrédulo.

Os incrédulos são representados por duas classes. Uma, a dos que perseguem, fazendo oposição ativa e deliberada à Verdade, mesmo na ignorância. Outra, a dos que refletem com certo interesse e curiosidade sobre a fé em Cristo.

Foi considerando os da primeira classe de incrédulos, os opositores, que o Senhor exortou à confissão de seu nome: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32). A função primária dessa confissão é santificar o nome do Pai diante dos inimigos do evangelho.

Quanto à segunda classe, é o apóstolo Pedro quem nos exorta: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pe 3.15). Aos incrédulos curiosos e talvez interessados, também confessamos o nome de Jesus. Se ele é santificado como Senhor em nosso coração, a resposta correta da razão da nossa esperança nEle lhes será dada.

Ore: “santificado seja o teu nome – no meu viver, no meu falar, no meu testemunhar”.

No comments: